Buscar
  • Luciano Antonio Carvalho

Uma canção sem palavras para Teatro.

Atualizado: Ago 14

Em 2018 estreou a peça Miragem, do Núcleo Girândola. Participei ativamente dessa criação, como diretor musical e compositor da trilha sonora e da maior parte das músicas que são executadas ao vivo nela.


Ao falar desta peça, a primeira coisa que me vem à mente é seu próprio assunto, a violência contra a mulher, o machismo. Fica difícil falar dos detalhes dos processos de composição, sem antes entrar neste assunto. Tudo o que tem nesta peça se refere a isso. Toda a estética está construída por sobre os imperativos éticos do assunto, e isso também está na música.

Ao realizar a canção a que chamo de "Oração", a respeito da qual é o segundo vídeo desta postagem, eu estava muito envolvido e emocionado com o processo de criação, tão doloroso pelo assunto em si, e ainda assim com a gente tendo que fazer arte, que é uma fonte infinita de prazer! Eu evoquei meu guia espiritual, me coloquei a serviço, e me empenhei em fazer algo para ajudar as mulheres que vêm sendo torturadas e violentadas de diversas maneiras por toda parte. Pedi perdão pelas incontáveis vezes em que, por ser homem, conscientemente ou não, eu me aproveitei de minha posição de macho da espécie e "pesei" para cima de alguma mulher. E busquei tecer uma melodia que, numa mágica extra artística, pudesse desfazer a cena teatral para a qual ela mesma foi feita, e mudasse a história da peça! Uma tentativa de salvar quem está fora do alcance! Mas apesar de eu não poder fazer nada para ajudar a personagem, a energia desta canção poderia servir, quiçá, para provocar algo, não sei o quê, que chegasse a ajudar pessoas reais. Como homem hétero (sei lá), sinto que é necessário me dirigir a outros homens, para sensibilizá-los, mas também às outras pessoas, porque é um problema coletivo, e não há soluções individuais ou pensáveis e muito menos executáveis por indivíduos; somente soluções coletivas podem ser eficazes. Assim acredito.


Que este trabalho não tenha sido em vão. Pretendo voltar a ele, muitas vezes, para falar de cada música da trilha sonora da peça, e mostrar não apenas aspectos técnicos, mas de como estes aspectos se conectam com sua significação cênica e, principalmente, ética.





#lucianoantoniocarvalho #musica #musicaindependente #aulademusica #canto #canção #oração #feminismo #violenciacontramulher #nucleogirandola

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo