Buscar
  • Luciano Antonio Carvalho

Razão e sentimento.

A composição musical sempre tem uns truques sutis, não importa se se trata de uma pequena canção de quatro versos, ou uma sinfonia.


Tenho trabalhado com muitos tipos diferentes de processos, e é impressionante como muito das mesmas questões aparecem o tempo todo.


Estou falando de poética, ou seja, de método ou processo de composição.


Mas aqui, neste pequeno texto, quero apenas apontar uma coisa: a dicotomia entre razão e emoção não é real. A composição, por si só, é um processo de escolhas e formatação, e tende ao racional. Mas o que se escolhe, de onde vêm as opções, a motivação, os critérios da vez, já trazem elementos fortíssimos de outras ordens, para muito aquém e muito além do racional. Se você quer, por exemplo, justamente expressar uma emoção, a razão é a melhor ferramenta para você não se perder e bagunçar as ideias; há que selecionar as ideias e escolher e criar racionalmente maneiras de liga-las, de ajeitá-las na composição, de modo a preservar, aproveitar e fazer alcançar o objetivo de expressar aquela emoção. Mesmo quando a intuição é o método único escolhido, ela não incide sobre nada; intuição é intuição de algo, e se é para realizar uma composição, é intuição sobre formas, ligações entre partes e elementos, ou seja, intuição inclusive sobre os elementos racionais.


Uau! Mas não é complicado, não. É como rearranjar o quarto ou a sala: o cômodo será uma composição que expressa algo do seu pensamento, do seu sentimento, das suas intenções, não é mesmo?


E no fim, ao oferecer a música para o público, o que se oferece é um cômodo para ser habitado enquanto soa. Depois a pessoa vai sair, mas vai levar em si a experiência vivida. Razão e sentimento juntos, de boa.


Para logo menos, poderei mostrar mais a fundo o processo de criação do álbum e do show “A gente conta”, que ainda estão para acontecer. E junto com isso, vou disponibilizar muito material sobre composição em um curso que vou lançar. Acompanhem este processo, uma verdadeira aventura criativa. Tem minha página no Facebook, meu Instagram, meu canal de YouTube, e o meu site ( lucianoantoniocarvalho.com.br ).


No link abaixo, você pode ouvir um ensaio de “O direito de ser”. Esta canção faz parte do projeto “A gente conta”. Seu processo de composição, a análise do contraponto e tudo o mais, fará parte do curso de que falei. E vou contar, num dos vídeos que vou começar a postar publicamente, o porquê e para quê ela foi feita.


Estamos juntos!





#lucianoantoniocarvalho #cantautor #agenteconta #musicaindependente #show #mpb #historias #compositor #composicao #odireitodeser #narrativa #vozeviolao

1 visualização
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • Facebook
Ateliê de Música - Aprender música fazendo música

​Assine a minha Newsletter "Carta Para Você", com links de novas gravações, vídeos, estudos, aulas e outros conteúdos. É só colocar seu email aqui embaixo:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now