Buscar
  • Luciano Antonio Carvalho

Papo de compositor


Às vezes, quero muito escrever algo, mas não sei bem o quê. É um momento muito importante. De um lado, significa uma saúde criativa, como um corpo em forma e disposto para agir, mas não para simplesmente repetir um mesmo exercício que se faça todo dia. É uma disposição para a vida, com todas as incertezas que a vida traz, mas também com infinitas e maravilhosas possibilidades.

É um momento muito importante também porque, em geral, significa que tem alguma coisa muito importante chegando, ou saindo do fundo do inconsciente. Há que ter calma, senão foge, mas sem perder a prontidão, porque senão foge – quando começar a sair, tenho que estar pronto para materializar a ideia.

É extremamente importante também porque é quando posso sentir esse tipo de coisa, e me familiarizar com seu gosto, o gosto da inspiração. Isso me serve de vários modos. Quando tenho que escrever, criar uma canção, para uma cena de teatro, por exemplo, e não há tempo para esperar um momento iluminado, sou capaz de evocar a lembrança daquele gosto de inspiração, e isso, por si só, é suficiente para me colocar num estado ótimo de trabalho, e quase sempre dá certo. Naturalmente, se não dá certo, é só por um tempo, e tenho outras saídas para criar algo provisório, já que estudei e trabalhei tanto com isso.

Por fim, se esperarmos como se deve, aquele momento importante, se assim quisermos, se expande e então nos chega algo grande, que se torna um propósito maior. Aquele momento já tão importante fica tão grande, que é melhor chamar de período, em que a criatividade parece incansável. Projetos incríveis são realizáveis, então. Mas é de imensa importância o exercício, e a parte consciente é que tem que estar querendo que algo assim aconteça. E acontece.

Estou neste momento vivendo um período desses, criando meu novo álbum e show, “A gente conta”, e ao mesmo tempo escrevendo canções para os poemas da Dona Ruth Guimarães, e ao mesmo tempo realizando os vídeos que devo começar a postar em breve, e ao mesmo tempo isso, aquilo, e aquilo outro... Ufa!!!!

Fica aqui o convite para vocês acompanhem esta aventura criativa na minha página do Facebook, no Instagram, no meu canal do YouTube. Confira o material sendo organizado no meu site, lucianoantoniocarvalho.com.br , e vamos caminhar!

Bora lá?


Crédito da foto: Jean-Charles Mandou.


#lucianoantoniocarvalho #cantautor #agenteconta #musicaindependente #show #mpb #historias #compositor #composicao #ruthguimaraes

11 visualizações
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • Facebook
Ateliê de Música - Aprender música fazendo música

​Assine a minha Newsletter "Carta Para Você", com links de novas gravações, vídeos, estudos, aulas e outros conteúdos. É só colocar seu email aqui embaixo:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now